Postado em: 31 de janeiro de 2018
Seguro de Responsabilidade Civil – Entenda tudo sobre o RC
foto do RC, Seguro de Responsabilidade Civil

O universo dos seguros é muito amplo, existem inúmeros tipos de serviços oferecidos pelas seguradoras a seus clientes, um deles se dá pelo Seguro de Responsabilidade Civil, também conhecido como RC, mas afinal do que se trata esse tipo de seguro? Como ele funciona? Muitas dúvidas podem surgir referentes a este assunto. Para ajudar, preparamos uma breve explicação sobre o RC.

Primeiramente, o que é responsabilidade civil?

Os termos responsabilidade civil e responsabilidade penal são constantemente relacionados, porém existe uma grande diferença entre eles. Quando nos referimos à responsabilidade civil, nos referimos a qualquer ação que possa prejudicar uma pessoa de maneira corporal, moral ou material que acontece sem a intenção de causar qualquer dano.

Já no caso da responsabilidade penal, os danos acontecem com deliberada vontade do causador contra sua vítima, que pode sofrer um prejuízo moral, físico ou material. Em ambos os casos o prejudicado possui o direito de entrar na justiça e pedir indenização, é neste momento em que o seguro de responsabilidade civil se torna necessário.

Como funciona o RC, o Seguro de Responsabilidade Civil?

A responsabilidade civil está presente em todas as atividades praticadas por seres humanos, qualquer situação cotidiana pode vir a desencadear uma situação problemática. Ao sair para um passeio com seu cão ou uma pedalada pela cidade estamos sempre sob o risco de algum acidente, atropelamento, ou mordida.

Estes acidentes podem causar ferimentos e até mesmo prejuízos, como por exemplo, o caso do cão, se ele morder alguma  a mão de uma pessoa que dependa dela para trabalhar a vítima terá de ser afastada de seu ofício temporariamente. Toda essa situação causa danos físicos e materiais.

Sendo assim, é responsabilidade do dono do cão arcar com os custos necessários. Como despesas médicas para curativo e medicamentos, o tempo de licença no trabalho necessário e uma possível indenização. Muitas vezes estes custos são muito altos para sair do bolso do causador do problema.

Esta é a função principal do seguro de responsabilidade civil, cobrir o segurado de possíveis reclamações ou ações judiciais causadas por situações cotidianas que tragam algum dano moral, físico ou material a alguma pessoa sem que haja qualquer intenção de prejudicar, ou seja, situações nas quais existe a responsabilidade civil do segurado.

O Seguro de responsabilidade civil é permitido desde que o valor da ação ou reclamação estiver dentro do limite da apólice, por isso, existe uma variedade de apólices de acordo com as necessidades de cada grupo de pessoas. Um dos tipos de seguro de responsabilidade civil mais comum é oferecido a empresários e CEOs de grandes empresas e corporações que precisam lidar com uma grande quantidade de funcionários e um enorme fluxo de contratações e demissões todos os dias e consequentemente com inúmeras ações trabalhistas.

É difícil prever quando alguma situação cotidiana pode se tornar uma briga judicial, por isso contar com um seguro de responsabilidade civil é sempre uma boa pedida para evitar qualquer tipo de transtorno desnecessário.

Acompanhe nosso portal e fique por dentro de tudo sobre o mercado de seguros!

DEIXE UM COMENTÁRIO